Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Secretário da Saúde fala sobre doação de órgãos a funcionários da Repar

08/12/2010 15:59
Para Registro

O secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior, falou nesta quarta-feira (8) sobre a importância da doação de órgãos e tecidos a mais de 100 funcionários da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. O convite partiu da comissão de saúde da Repar, onde trabalham mais de 15 mil pessoas.

“Muita gente ainda tem dúvidas quanto à segurança da doação de órgãos. Por isso, falar sobre o tema é um trabalho fundamental para mim, para que a informação correta seja difundida”, afirmou.

O Governo do Paraná lançou recentemente campanha para estimular a doação de órgãos, com o tema “Sou doador, com muito orgulho e muito amor”, que remete à canção “Sou brasileiro”. “Convocamos os três grandes times de futebol do Paraná e suas torcidas organizadas para participarem da campanha, e todos prontamente aceitaram”, lembrou o secretário.

O Governo também está implantando Organização de Procura de Órgãos em seis cidades do Paraná, que garantirão que a doação seja feita com segurança. É o Estado que regula a doação de órgãos, através das centrais estaduais e da central nacional de transplantes. “Tanto a retirada do órgão quanto o transplante são feitos pelo Sistema Único de Saúde”, explicou Moreira.

A doação só poderá ocorrer a partir da comprovação da morte cerebral, para qual há um rigoroso protocolo de confirmação. “A abordagem das famílias deve ser feita respeitando-se a ética médica. Estamos capacitando profissionais que, além de procurar possíveis doadores, ainda irão sanar as dúvidas dos familiares”, disse.

O secretário enfatizou que, mesmo que a pessoa manifeste a vontade doar órgãos em vida, a decisão final é da família. “Sempre é respeitada a vontade da família. Sabemos da importância da doação, e por isso precisamos sensibilizar e esclarecer a todos, até porque nunca se sabe quando alguém, por fatalidade, vai perder um ente querido”, afirmou Moreira.


http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=60816&tit=Secretario-da-Saude-fala-sobre-doacao-de-orgaos-a-funcionarios-da-Repar&ordem=300000

Nenhum comentário:

Postar um comentário