Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

PG integra esforços para a ampliação de transplantes

 Central de Transplantes do Paraná comemora avanço nas estatísticas, mas reconhece necessidade de realizar mais ações para conscientizar a sociedade.

Ponta Grossa é uma das cidades paranaenses escolhida pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para receber uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) para funcionar no Hospital Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva. Dentro dessa política, o município deverá ser uma das bases, na região, para ampliação na realização do número de transplantes no Estado. Nesta semana, por ocasião da comemoração de 15 anos de criação da Central Estadual de Transplantes, a SESA divulgou que em todo este período já foram realizados mais de 13 mil transplantes no Paraná. Hoje, estima-se que mais de 3,2 mil paranaenses estejam na fila por uma doação de órgão. Em mais de 50% das situações, a vida destas pessoas depende da realização do transplante.
Conforme as últimas estatísticas divulgadas pela Central, o Paraná registrou aumento de 62% nos procedimentos realizados entre 2000 e 2010. Esse índice foi puxado principalmente pelas operações de córnea, que registraram aumento de 69%, passando de 492 cirurgias, realizadas em 2000, para 832, em 2010. No total, no ano passado foram realizados 1.199 transplantes.
 
http://jmnews.com.br/noticias/ponta%20grossa/1,5408,09,01,pg-integra-esforcos-para-a-ampliacao-de-transplantes.shtml