Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dengue

Mortes por Dengue quase dobram no país; 6 cidades do PR estão em alerta

 

O número de mortes provocadas pela dengue no país aumentou 89,7% neste ano (no período entre janeiro e 16 de outubro) em relação a todo o ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta (11) pelo Ministério da Saúde. De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, houve 312 mortes em 2009 e 592 entre janeiro e 16 de outubro deste ano.

 O número de casos notificados da doença, informou o ministério, aumentou mais de 90% no mesmo período. Em todo o ano de 2009, foram notificados 489.819 casos e, neste ano, mais de 936 mil. Segundo ele, 70% dos casos notificados estão concentrados em seis estados: São Paulo, Acre, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Goiás. A maior parte das mortes teve como causa o vírus do tipo 1 da doença, comum nos anos 90, afirmou o coordenador do programa.

Alerta no Paraná

Seis municípios paranaenses estão em alerta para a dengue, de acordo com o resultado parcial do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2010, do Ministério da Saúde. Há situação de alerta para a doença quando o índice de infestação predial da cidade fica entre 1% e 3,9%. Esse é o caso de Cianorte, Paranavaí e Sarandi, na região Noroeste; de Cambé e Nova Esperança, no Norte; e de Guaíra, no Oeste.

Ao todo, 25 cidades do Paraná participam do mapeamento e 18 já enviaram os dados ao ministério. Nas outras 12 cidades que já informaram o resultado dos levantamentos ao ministério, o quadro é considerado satisfatório. Esse é o caso de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Ibiporã, Londrina, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Rolândia, Santa Helena, Toledo e Umuarama. O Ministério da Saúde ainda não recebeu os dados de Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Marialva, Paiçandu e Paranaguá.

Globo