Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Campanha Contra Hepatite C - Grupo MegLon - 2011


Durante o mês de Maio, fizemos panfletagens na cidade de Londrina. Por falta de recursos, não pudemos atender as cidades da região como fizemos nos outros anos. Muito nos alegra em declararmos que conseguimos atingir boa parcela da população com orientações sobre a patologia.

Amanhã dia 28 de Maio de 2011, estaremos no calçadão de Londrina, como fazemos todos os anos. Porém, a  CMTU não liberou a área(na frente do BB) convencional para os eventos, e só ficamos sabendo do fato hj por volta das 16:00hrs. Avisamos quem conseguimos avisar, via fone e através da internet, quem quiser passar por lá e nos ajudar estaremos na ultima quadra do calçadão na direção do Royal Plaza Shopping, onde era o quiosque chopão, no horário comercial.

Todos serão bem vindos, toda ajuda é necessária.
Boa Sorte para todos nós!

Telma Alcazar
MegLon
Enquanto isso, no país dos homosexuais... 


Libera-se mais verbas para ONGS enquanto a população morre sem atendimento básico no SUS. Devolva-nos nossos impostos, por favor! Não queremos pagar festas, precisamos de atendimentos dignos e educação com excelencia.
De R$ 25 mil em R$ 25 mil as galinhas... Ops! Os homosexuais enchem os bolsos.

É voce cidadão quem paga pelo orgulho gay. Cuidado ao dizer que é contra, pois voce poderá ser preso!



Chamada para seleção de projetos para ações de prevenção das DST/HIV/aids e hepatites virais durante as atividades de mobilização do orgulho LGBT

http://www.aids.gov.br/edital/2011/chamada_para_selecao_de_projetos_para_acoes_de_prevencao_das_dsthivaids_e_hepatites_vira

A sua orientação sexual não pode impedir que os doentes recebam bom tratamento. 

A sua orientação sexual é um problema pessoal e íntimo seu, assim como a minha é problema pessoal meu. Ou seremos obrigados a reivindicar nosso orgulho hetero também?

Chega de pouca vergonha e falta vergonha na cara de muita gente envolvida nesse meio. Lutemos pelo destino correto das verbas do erário publica as prioridades de toda população e não para fins segregatórios.

Telma Alcazar 
MegLon
Boas noticias sobre os vetos de Dona Dilma na PL-7445/2010


A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados recebeu o Ofício nº 234/11(CN) comunicando o veto parcial da presidenta da republica ao PL-7445/2010 do Senador Flávio Arns e solicita a indicação de membros para integrar a Comissão Mista incumbida de relatar o veto. Ainda poderá ser possível a derrubada dos vetos!

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo
Divulgado o preço dos inibidores de proteases

O começo da guerra pelo mercado


Uma luta de pesos pesados está começando no tratamento da hepatite C. Com a aprovação pelo FDA dos inibidores de proteases Incivek (telaprevir) e Victrelis (boceprevir) os fabricantes, tal qual no jogo de Xadrez, estão movimentando suas peças no tabuleiro do marketing para ganhar posições e tentar vencer o jogo do mercado.



Conforme o andamento dos ensaios clínicos para aprovação do Incivek (telaprevir) todo indicava que a Roche seria o canal de comercialização, mas a Johnson & Johnson que possui os direitos do Incivek (telaprevir|) na Europa, tomou a decisão de comercializar diretamente. Imediatamente a MSD, fabricante do Victrelis (boceprevir), realizou um acordo com a extraordinária força de vendas da Roche e juntas estarão comercializando o Victrelis .



O mercado total para os inibidores de proteases é estimado em até 10 bilhões de dólares. É impossível neste momento qualquer previsão sobre quais dos dois medicamentos estará a frente do mercado. MSD e Roche juntas serão a maior força de venda já imaginada na indústria farmacêutica, com a vantagem que os interferons peguilados existentes atualmente são da fabricação desses dois gigantes. Johnson & Johnson deverá pensar em estratégias eficazes já que não dispõe de um interferon peguilado próprio.


Se analisarmos os resultados dos ensaios clínicos podemos pensar que como eles selecionaram grupos diferentes de pacientes muito provavelmente cada medicamento terá supremacia nesses grupos já comprovados. O Incivek (telaprevir|) focou a maioria dos ensaios clínicos em pacientes nunca antes tratados, já o Victrelis (boceprevir) foi direcionado ao retratamento dos não respondedores. Acredito pessoalmente que esses dois mercados já estarão praticamente definidos, podendo até prever (com grande margem de erro) que cada um será líder nesses grupos específicos de pacientes.

Ainda, os dois medicamentos possuem formas de administração totalmente diferentes. O Incivek (telaprevir) é utilizado nas primeiras 12 semanas do tratamento e o Victrelis (boceprevir) é administrado a partir da semana 4 e até o final do tratamento. Isso certamente influenciara na decisão da indicação médica. Qual será a preferência dos médicos ainda permanece uma incógnita.



Mas o maior problema será o preço. Foi divulgado está semana que o preço de referencia nos Estados Unidos será de 49.200.- dólares para o tratamento com o Incivek (telaprevir) e de 48.400.- dólares para o tratamento com o Victrelis (boceprevir). A esse custo devemos ainda somar os custos com o interferon peguilado e a ribavirina, já que ambos os medicamentos devem ser utilizados conjuntamente, assim, o custo final do tratamento mais que dobra em relação ao custo atual.



O preço referencia não necessariamente será o verdadeiro preço de venda ao público, aos planos de saúde e ao governo, devendo ainda considerar que em outros países os preços de referencia poderão ser diferentes. Muitas negociações serão abertas e a luta pela supremacia do mercado certamente estará reduzindo os preços de venda em curto prazo.



Confesso que fiquei decepcionado com os preços fixados, mas devemos considerar que o prazo para que as empresas recuperem os bilhões de dólares gastos com o desenvolvimento dos medicamentos será muito curto, de no máximo três ou quatro anos, período em que estarão chegando novos medicamentos que já se encontram em fases avançadas de desenvolvimento, com o que vai aumentar a concorrência ou até conseguir que alguns medicamentos sejam retirados do mercado. Pelo andamento das pesquisas a Bristol-Myers Squibb deverá ser a próxima a chegar ao mercado. Mas ainda fico me perguntando se os que chegarem no futuro terão preços iguais ou superiores aos fixados para o Victrelis e o Incivek.



Nos Estados Unidos, acredito que isso também vai acontecer em outros países, tanto a MSD como a Vertex se comprometeram a auxiliar pacientes de menores recursos com programas de assistência pelos quais poderão conseguir um preço reduzido. Mas cada país possui um sistema público de saúde diferente, assim, a estratégia comercial não será única e sim adaptada a cada país. Devemos aguardar pelo menos até o primeiro semestre de 2012 para sabermos como os medicamentos poderão chegar aos pacientes.



Estava presente no AASLD 2010 no inicio de novembro pasado quando informalmente os jornalistas entrevistaram médicos dos Estados Unidos para se conhecer a tendência por um ou outro dos novos medicamentos. Um deles obteve 75% das preferências, mas na ocasião decidi não divulgar ou comentar tal resultado por achá-lo precipitado. Vejo hoje que realmente, em seis meses o panorama mudou de tal forma que esse dado não tem mais valor.



Também, se o mercado dos Estados Unidos e da Europa é importante para os fabricantes, não devemos desconsiderar a China e os países asiáticos, onde o número de infectados com hepatite C e quatro vezes maior que nos países desenvolvidos. Muitos esforços serão direcionados a esses países.



A guerra pela supremacia do mercado não é um problema dos pacientes. O preço dos novos medicamentos pode ser caro, mas o beneficio imediato e direto que a hepatite C estará conseguindo é que os fabricantes estarão aumentando os esforços para lograr uma maior conscientização sobre a hepatite C. Como resultado estaremos não somente salvando milhares de vidas, também, conseguiremos diminuir a discriminação e o estigma que ainda carrega a doença.



Carlos Varaldo
hepato@hepato.com
www.hepato.com