Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011










Conheci Telma, desde que fui dagnosticada também com cirrose hepatica, aqui em Londrina..Estes dias não está bem, mas não desiste de fazer apêlos, denunciar a fragilidade do programa de Hepatite C. Como Enfermeira Sanitarista, trabalhndo no SUS vejo com muita razão suas criticas e observações. Até eu mesma, dentro do SUS fiquei a deriva com sinais e sintomas cronicos da doença anos..., sintomas e clinica tão diferente das outras hepatites que têm um perfil mais agudo na manifestação do quadro clinico.
Mulheres sendo supreendidas com a doença, em consultorios de ginecologia, com hemorragias e quando tem algume médico que conhecer algo sobre o assunto supõe o diganostico. Comigo não aconteceu assim, sangramentos leves na pele, caimbras, e finalmente edemas linfaticos que chamaram a minha atenção, apesar de sempre ter ido com quiexas de caimbars horriveis, mãos aavermelhadas sugerindo lesão hepática, sangramentos na pele.... Ai você fica prá lá e prá cá- Hepatite C não está inserida no olhar da clinica da Atenção Básica. e nen em muitos consultorios de especialistas (caimbaras, vai no especilaista e ele não pensa em lesão hepática?)

Campanhas de hepatite, num so pacote, nao garante diágnóstico precoce da doença, certamente.
Quantos médicos perguntam a uma mulher, no caso de saangramentos, caimbras se ela já tomou alguma Transfuusão de Sangue no passado e outros itens?
Confundida como hepatie de alta transmissão sexual, quando na verdade está ligada a transfusõeses de sangue, tatuagens, piercings, em ambientes não qualificados e transmisão via seringas em usuários de drogas...
Mas hoje ninguém pergunta quase nada a ninguem na clinica. Onde está a clinica ? Sem anamnese qualificada voce vai ficar por muito tempo com seu fígado deteriorando.....
]
Telma , tem razão, quando será que  o Ministro da Saúde vai ouvir os portadores e doentes de Hepatite C?
Ambulatorios desanimadores, aqui em Londrina, num prédio deprimente, num corrdor com teto com buracos, consultas protocolares, msem u olhar humanizador, sem mutoi tempo para conversar, ....
E a Telma, até fica decepacionada porque eu não me lanço de maneira ativa nesta questão...
Trabalhei  quase 40 anos na Saúde pública no Brasil, como Sanitarista e Enfermeira Obstétrica...Vi que a sustentativlidade do SUS está muito mais no idealimmmmmsmo de alguns profissionais de saúde , mas do que nos ´protocolos, normas e procedimentos., gerencia, avaliação do atendimento. Mas idealimso de agluns não sustenta programas......Quando o idelaista sai, o programa morre.
No SUS em  muitas Regionais trabalhei por 3 Enfermeiras....cansei,  me esgotei, corri risco e um dia fui acidentada com um tubo de sangue, por pressa, por falta de pessoal.....Por isto fico um pouco a distância, Fazendo minhas fala na Internet....pois sei que como humanista, nas ações de promoção humana, talvez possa mostrar que o mundo, o SUS a politica de Saúde não melhorará se não melhorar o intimo dos seres humanos.
Alguém está tão interessado nisso mesmo?. Falta que tipo de vontade? Penso que vontade humana...Humanizaação, interesse real pelo ser humano, igualzinho nos outros programas, mas com especificidade para alguns..Tratar um agravo de tal dimensão de maneira uniforme, é um erro... deixou a propria Telma e muito outros pacietnes com diagnóstico tardio e  gravemente doente; e eu supreendida na aposentadoria com cirrose hepática. Adquirida há 38 anos na Amazõnia, no acidente de trabalho que preciso investigar ou  na transfusão de sangue tomada em Curitiba numa metrorragia em 1991?
Um desabafo, e uma ato de solidariedade ao esforçop de uma Mulher que devemos ter respeito, entender suas angústias e até sua irritação causada pelo desgaste constante em desejar melhor visão e atençao ao pacientes e portadores de Hepatite C.
No Mes de Marçp temos que pensar em mulheres que lutam e fazem a diferença. Telma é uma delas.
Alô Ministro da Saúde, dá para atender os pacientes portadores de Hepatie C? 

Sônia -> TERNURA DE DEUS

Socializando andamento PL-02672/2003

Socializando movimentos acontecidos em Projetos de Lei de nosso interesse direto.

O PL-02672/2003 quer alterar na Lei nº 9.313, de 13 de novembro de 1996, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos aos portadores do HIV e doentes de AIDS, conhecida colo Lei Sarney e que resultou no programa de AIDS, para incluir nesse beneficio os portadores dos vírus das hepatites, os doentes com hepatites crônicas e com fibrose cística.

No dia 23 de março foi designado Relator o Dep. Rui Palmeira (PSDB-AL) da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) ficando aberto o prazo de cinco seções ordinárias para o recebimento de emendas.


Já em relação ao PL-07445/2010 originado no Senado pelo Senador Flavio Arns e pelo qual tanto lutamos e altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que tinha sido aprovado em caráter conclusivo pelas respectivas comissões e deveria ter sido enviado para sanção da presidente da republica, teve em 9 de fevereiro requerimento do Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) para que não seja respeitado o rito e que antes de ir a sanção presidencial fosse apreciado pelo plenário.

Em 16 de março o Deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), solicitou a retirada de tramitação do recurso apresentado pelo Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e vários parlamentares passaram a solicitar a retirada da assinatura em tal requerimento.

Finalmente, no dia 23 de março a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados determinou despacho do seguinte teor: "DEFIRO, nos termos do art. 104, caput e § 2º, c.c. o art. 114, VII, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, o pedido de retirada do Recurso n. 2, de 2011. Publique-se.

Carlos Varaldo

O Grupo Otimismo e o MegLon são afiliados a AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO - www.aigabrasil.org