Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MORRE O JORNALISTA DORIVAL VIANA

MORRE O JORNALISTA DORIVAL VIANA  - 26/09/2010 

Hoje no Hospital São Vicente, faleceu Dorival Viana que estava internado há 17 dias.  Ele foi diretor de marketing do Banestado no governo Alvaro Dias. Segundo as informações do hospital, ele faleceu por falência hepática. Dorival Viana atualmente era jornalista e diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, cargo que assumiu em março deste ano a convite do presidente da casa, Nelson Justus.

Nós do Grupo Meglon, lamentamos sua morte e deixamos nossas condolências a familia.

Telma Alcazar
Coordenadora do Grupo MegLon

DELIBERAÇÃO Nº 105 - 06/07/2010

A Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, em reunião realizada em 30/06/2010, no município de Curitiba, considerando

• Portaria GM/MS nº 2.601 de 21/1010/2009, que institui no âmbito do Sistema Nacional de Transplantes, o Plano Nacional de Imlantação de Organizações de Procura de Órgãos e tecidos

-OPO;

• proposta da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, de adesão ao Plano Nacional de  Implantação das Organizações de Procura de Órgãos e Tecidos – OPO.

APROVA a adesão da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná ao Plano Nacional de Implantação das Organizações de Procura de Órgãos e Tecidos – OPO, com a implantação de 06 Organizações,  conforme abaixo discriminado:
− OPO Curitiba
− OPO Região Metropolitana de Curitiba
− OPO Ponta Grossa
− OPO Cascavel
− OPO Maringá
− OPO Londrina

Carlos Manuel dos Santos
Coordenação Estadual

Marina S. Ricardo Martins
Coordenação Municipal

III ENCONTRO DOS PORTADORES DE HEPATITE C



         DIA 17 DE OUTUBRO – DOMINGO - DAS 9 ÀS 12:00 HS
Local: Instituto Sírio -Libanês  de Ensino e Pesquisa
Hospital Sírio-Libanês
R. Coronel Nicolau dos Santos, nº 69, Bela Vista São Paulo
Auditórios 1 e 2

PROGRAMA

9:00 – 10:20hs – MÓDULO I  -  Da Epidemiologia à Indicação do Tratamento
Meios de transmissão da hepatite C, grupos de risco, vacinas, evolução da doença, fatores que aceleram essa evolução, métodos de diagnóstico, sorologias, biópsia hepática, métodos alternativos à biópsia. Repercussões emocionais do diagnóstico. Existe portadores do vírus, sem doença? Que outras manifestações podem ser encontradas nos portadores de hepatite C? Genotipagem e carga viral indicam gravidade? Existe dieta e restrição de atividade física na hepatite C? Quem deve ser tratado de hepatite?
 Coordenação -  Edison R Parise (APEF e UNIFESP) e Marilia Gaboardi (Hospital Cruzeiro do Sul e Beneficiência Portuguesa)
Debatedores – Edna Strauss (Hospital das Clínicas) , Antonio Eduardo Silva (Hospital São Paulo), Adriana Zuolo Coppini (Santa Casa de Misericórdia), Isaac Altikes (Hospital Ipiranga e Hospital Santa Catarina) , nutricionista Luciana de Carvalho (Hospital São Paulo), psicóloga Ana Maria Saade (Hospital Cruzeiro do Sul), advogado Elieser Rodrigues de França (OAB)

10:20 – 10:40hs – INTERVALO

10:40 – 12:00hs – MÓDULO II -  Tratamento: resultados, efeitos colaterais e futuro

Quais medicamentos e os resultados para o tratamento atual com interferon peguilado e ribavirina. Como otimizar esse tratamento. O convênio médico e o tratamento. Efeito da aderência. Existe tratamentos alternativos? Efeitos colaterais das medicações Efeito do álcool sobre o tratamento. Existe dieta? Repouso é importante? Exercícios durante o tratamento são importantes? Devo parar de trabalhar?  Se eu tiver depressão e o desânimo, tem como tratar? Tem como prevenir? Tratamentos futuros, o que aguardar. Vão aumentar os efeitos colaterais? Transplante de fígado. Quais os direitos legais dos portadores dessa doença?

Coordenação – Edison R Parise e Marilia Gaboardi
Debatedores – Mario Pessoa (Hospital das Clínicas), Mônica Salum Valverde B.Viana (Hospital do Servidor Público Estadual), Carla Matos (Hospital AC Camargo),  João Mendonça (Sociedade Brasileira de Infectologia), Psicóloga  Carmen Lívia Parise (UNIFESP), fisioterapeuta Corina Pacheco da Silveira (Hospital Cruzeiro do Sul), Elieser Rodrigues de França (advogado OAB)



12:00 – Encerramento

ENTRADA FRANCA
 REALIZAÇÃO : APEF E GAPHOR