Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

Falta é consciência hoje em todo área pública.  

Falta é implementar o controle social do SUS.Trabalhei no SUS, 31 anos, a gente sabe, a gente viu o que acontece......

Descaso com o que é publico.


Sou Enfermeira Sanitarista, agora aposentada, hoje portadora de cirrose hepática por Hepatie C via transfusão de sangue, passei anos com sintomas , indo pra lá e pra cá  sem uma historia clinica levantada, mesmo sendo Enfermeira dentro do SUS , uma doença mal-diagnosticada na Rede Básica, atrelada ao Programas de Hepatite B e AIDS, hoje indignada, nem uso o atendimento do SUS do qual durante anos fui uma pessoa comprometida com  o mesmo, com o bem-estar de todos, sem filiação partidária, mas cumprindo e desenvolvendo os programas apesar dos entraves, barreiras colocadas pelo próprio sistema.

Não adianta mudar o nome do imposto, há necessidade de mudar o rumo da gestão da saúde. e não continuar mantendo a saúde como uma estratégia política-eleitoreira.

Nunca estivemos tão mal: taxas de cobertura vacinal baixas, assistência pré-natal fragilizada, alto risco pior ainda, níveis 2 da Regionalização de Saúde obstruído, sem facilitar e agilizar atendimentos, instalações de saúde sucateadas, ambulâncias paradas.

Que o governo não repita o erros do passado. O problemaa é de gestão.. Estive na Primeira Conferencia Nacional de Saúde. O Brasill tem excelentes Sanitaristas, formei-me na USP, sempre foi um exemplo de capacitação..

Sônia ex servidora do SUS, mas continuando como aposentada , contribuindo na cidadania em saúde- tão fraca e desrespeitada como o sistema. 
Presidente Dilma, tudo continuará o mesmo..

Por que o Ministério da Saúde não aplica uma avaliação do Sistema com os profissionais de todos os níveis que trabalham no mesmo e com os usuários ?

Saúde é o resultado de uma série de ações e estratégias- agua, habirtação, educação para cidadania em saúde, nutrição adequada, programas de Aleitamento Materno funcionando bem, com uma equipe do PSF competente, com redes de amamentação comunitárias, Programa de terapia de Reidratação Oral funcionando- programas altamente eficzes e baratos- o que precisa para torná-los fortes: monitoramento , reuniões educativas, descentralização das ações no máximo que puder....

Medicina fazendo  parte da assistência muito mais  a doença, hoje muito voltada para o diagnóstico, nem sempre atento na Saúde Publica aos doenças com  maior morbidade e mortalidade. Ainda falta muito para os profissionais médicos estarem voltados para atenção a saúde integral e multi-profissional.

Mas atenção a saúde não é apenas assistencia médica. Continuamos atrasados na concepção de atendimento a saúde...O que vemos é atendimento aos agravos, as doenças. Como manter cuidados e qualidade dentro dos danos a saude, isto é fundamental.

Sônia Maria - tentando colaborar...
 


 
 Flores para a Sra. Presidente....
 Nós mulheres, esperamos que a saúde torne-se um espaço educativo, de cidadania, de respeito por nossas crianças, pelas que estão a nascer e que ainda vemos neste país gestantes sendo humilhadas, batendo nas portas das maternidades, sendo desrespeitadas, e com um modelo de saúde que não consegue implementar uma politica de desestimulo as cesarianas e aos partos induzidos, nem implanta e normatiza o método canguru como a melhor alternativa de sobrevida e cuidados para os prematuros, que morrem nas UTIS superlotadas, por que pré-natais de alto risco não garantem acesso a serviços obstétricos, ou  porque não temos tempo de manter serviços adequados de parto humanizados..já que os mesmos demoram e exigem permanência de equipes qualificadas e participação da familia...
Por azar o u sorte também sou Enfermeira Obstétrica e vivenciei a realidade da obstetrícia em várias cidades do Brasil...



--
Postado por Simplesmente Sônia Maria no Blog-TERNURA DE DEUS em 9/02/2011 04:58:00 PM




Nota do Blog:

Oi Sônia, vc sempre tão ludica e coerente em suas criticas ao Sistema de Saude, falta planejamento, profissionais qualificados como vc, vai ser dificil encontrarmos. Hoje o SUS é um cabide de empregos e desvio de verbas.

Um beijo enorme e eu sempre agradecida pela sua colaboração com o Blog, apesar de tudo que passamos, tentamos fazer nossa parte.

Minha paciência se esgotou, agora estou no nivel de tolerância zero, cansei de trabalhar para vermos frutificar sementes e colhemos só desvios de verbas e má gestão. Sai politico entra politico e continuamos na mesma, a ver navios...

Um enorme beijo
Telma
MegLon