Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

NÃO COMPRAREMOS GATO POR LEBRE

By Marco Sobreira 


A semana iniciou com duas noticias sobre saúde pública, não vou nem mencionar a dengue porque a epidemia já virou rotina e nem rende mais manchetes nos jornais.

Mas vamos ao que me chamou a atenção, a Presidente Dilma foi a Belo Horizonte para implantar a Rede Cegonha, transporte em ambulância para a hora do parto, enxoval para os bebês de gestantes que fizerem o pré-natal na rede pública. Nada contra, embora o importante mesmo é que se garanta as 07 consultas na gestação, exames, ultrassonografia, medicamentos e o mais importante, garantia de vaga na maternidade que deve ter assistência pediátrica e UTIN caso seja necessário, isso sim, seria um grande avanço. A tal rede cegonha vai necessitar de milhares de ambulâncias, para a felicidade de fabricantes, intermediários e os larápios dos tradicionais 10% de comissão, vai ser uma festa.

Será preciso equipe para acompanhamento da parturiente e pela minha experiência posso garantir que as Prefeituras terão que arcar com essa responsabilidade e aí o programa vai começar a fracassar. As pequenas cidades ficarão fora, como fora estão do programa de transporte de urgência ( SAMU ) , que só funciona nas capitais e grandes cidades, assim mesmo com falhas tão freqüentes que a população nele não acredita.

As prefeituras já não agüentam mais bancar a grande parte da saúde pública nesse país e aí está a razão da segunda noticia do dia, “CORRUPÇÃO NO PSF”.
Médicos estão cadastrados em várias equipes do programa e em apenas 40% dos municípios cumprem a carga horária de oito horas/dia. Nenhuma novidade, estamos cansados de denunciar os problemas do PSF, a matricula em várias equipes geralmente ocorre não por corrupção do médico e sim do Secretário de Saúde que não quer perder o repasse do recurso , mantém o cadastro do profissional, e como nem sempre arranjam substitutos com facilidade, já que o salário há muito deixou de ser convidativo, demoram em retirar o nome do médico da equipe. Não seremos bodes expiatórios, não vamos deixar que joguem em nossas costas a culpa da irresponsabilidade dos gestores.

A carga horária correta só é cumprida onde se paga o salário justo , para isso é necessário que o Município invista recursos próprios no programa , o que infelizmente não ocorre porque preferem pagar menos, não cobrar horários e assim um bom programa de saúde pública vai caminhando para o descrédito.

Na pressa de cumprir o que prometeu em campanha a Presidente Dilma Rousseff vai implantando sua rede cegonha, faz festas, discursos, até já diz que vai fazer mais que o seu criador, esquecendo que antes é preciso evitar que brasileiros morram de dengue, que não falte remédios para as crianças e idosos, que o povo não morra nas filas dos hospitais públicos e os bebês por falta de UTIN. Não venha nos vender gato por lebre, há muito não acreditamos em Papai Noel, Saci Pererê, mula sem cabeça, cegonhas e milagreiros, é hora de governar Presidenta.

By Marco Sobreira