Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pronto-Atendimento 24 Horas vai ser levado a mais 12 municípios

02/12/2010 18:00

Portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta quinta-feira (2), divulga municípios selecionados para receber Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas em 2011. No Paraná serão 12 municípios: Curitiba (receberá uma unidade tipo III), Londrina (II), Paranaguá (II), Francisco Beltrão (II), Toledo (II), Campo Mourão (II), Paranavaí (II), Pato Branco (II), Ponta Grossa (I), Irati (I), Telêmaco Borba (I) e Cascavel - que receberá três unidades, duas tipo I e uma tipo II. O investimento total será de aproximadamente de R$ 25,6 milhões.

O tamanho de cada uma delas é definido pelo número de habitantes da área de abrangência onde será instalada podendo ser maior ou menor em cada município. UPAs do tipo I para as localidades com população entre 50 e 100 mil habitantes, UPAs do tipo II, para localidades com população entre 100 e 200 mil, e UPAs tipo III, para localidades com população entre 200 e 300 mil habitantes.

As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as urgências hospitalares, complementando o atendimento à emergências. “As UPAs de pequeno, médio e grande porte complementarão o Plano Estadual de Urgências, que integrado pelos Hospitais Regionais, pelas unidades 24 horas e pelo Samu, que também está sendo ampliado no Estado”, afirma o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior.

Entre 2008 e 2009 foram aprovadas pelo Ministério da Saúde outras 33 UPAs. A UPA 24 horas localizada em Foz do Iguaçu já foi inaugurada e as outras 32 unidades estão em fase de construção. Existe a previsão de que, ao todo, 92 unidades e 74 salas de estabilização sejam construídas no Paraná nos próximos anos. “Estas medidas fortalecerão o atendimento pré-hospitalar, reduzindo a procura pelos prontos-socorros dos grandes hospitais”, explica o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Irvando Carulla.

  Agencia de Noticias do Estado do Paraná

Para Registro