Páginas

domingo, 20 de março de 2011

Calculando a possibilidade de cura no tratamento da hepatite C

Todo paciente infectado com hepatite C ao receber a indicação de tratamento com interferon e ribavirina pergunta ao médico qual a possibilidade de cura. O médico pode estimar levando alguns fatores e características do paciente em consideração, mas nunca poderá dar um prognostico 100% seguro.

Acaba de ser publicado no "Journal of Viral Hepatitis" um estudo retrospectivo observacional multicêntrico realizado com 2.378 pacientes tratados na Alemanha em condições de "vida real" (não inclui ensaios clínicos patrocinados pelos fabricantes) entre os anos 2000 e 2007 utilizando os dois interferons peguilados, o Pegasys e o Pegintron, combinados com a ribavirina.

Para assegurar a comparabilidade os 2.378 pacientes foram divididos 1.189 pares combinando diversas variáveis observadas antes do inicio do tratamento, sendo que um dos pacientes integrantes desses pares foi tratado com Pegasys e o outro com Pegintron. A regressão logística univariada e multivariada foi utilizada para determinar o efeito das variáveis iniciais e a modalidade do tratamento no resultado da resposta sustentada.

No total dos pacientes 57,9% obtiveram a cura (resposta sustentada), sendo de 46,5% nos pacientes com genótipos 1 e 4. Nos genótipos 2 e 3 a cura chegou aos 77,3% dos pacientes.

Em ordem de importância como predictores positivos de possibilidade de sucesso com o tratamento ficou em primeiro lugar a infecção com o genotipo 2 da hepatite C, seguida do genotipo 3, da carga viral baixa antes do inicio do tratamento e o tratamento utilizando o Pegasys.

Também em ordem de importância como fatores negativos para conseguir a cura os autores encontraram a idade superior aos 40 anos, nível elevado da transaminase GGT e plaquetas abaixo de 150.000.

Concluem os autores que entre os pacientes tratados com interferon peguilado e ribavirina o genotipo presente, a carga viral antes do inicio do tratamento, a idade, o nível da GGT e a contagem de plaquetas são os fatores que o médico deve utilizar para poder prognosticar aproximadamente a possibilidade de sucesso de seu paciente ao indicar o tratamento.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Estimating the likelihood of sustained virological response in chronic hepatitis C therapy - Mauss, S.; Hueppe, D.; John, C.; Goelz, J.; Heyne, R.; Moeller, B.; Link, R.; Teuber, G.; Herrmann, A.; Spelter, M.; Wollschlaeger, S.; Baumgarten, A.; Simon, K.-G.; Dikopoulos, N.; Witthoeft, T. - Journal of Viral Hepatitis, Volume 18, Number 4, April 2011 , pp. e81-e90(10).

Carlos Varaldo