Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cientistas podem ter descoberto a cura para a gripe comum – e para vários outros vírus

By Steve Connor, Science Editor

Um avanço fantástico que poderia afetar milhões de vidas, cientistas foram capazes de mostrar pela primeira vez que as defesas imunes do corpo podem destruir o vírus da gripe comum depois de ter realmente invadido o interior de uma célula humana, uma façanha que se acreditava até agora ser impossível.

A descoberta abre a porta para o desenvolvimento de uma nova classe de drogas antivirais, para aumentar esse mecanismo natural do combate das células contra o vírus. Os cientistas acreditam que os primeiros testes clínicos de novos medicamentos com base nessas conclusões poderiam começar dentro de dois a cinco anos.


Os investigadores disseram que muitos outros vírus responsáveis por uma série de doenças também podem ser alvo de nova abordagem. Eles incluem o norovírus, que causa vômitos, inverno e rotavírus, o que resulta em diarréia grave e mata milhares de crianças em desenvolvimento

Os vírus são ainda maiores assassinos da humanidade, responsável por duas vezes mais mortes do que o cancro, essencialmente, porque eles podem ficar dentro das células, onde pode se esconder das defesas imunológicas do organismo e das drogas poderosos antibióticos que se revelou preciosa contra infecções bacterianas.

No entanto, um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores do Laboratório mundialmente famosa de Biologia Molecular, em Cambridge mostrou que essa explicação livro dos limites do sistema imunológico humano é errado, porque os anticorpos anti-virais podem, de fato, entrar na célula invadida pelo virús onde eles são capazes de desencadear a rápida destruição do invasor estrangeiro.


"Em qualquer livro de medicina informa que, quando um vírus invade uma célula, o único jeito de matar o vírus é matar a própria célula.. Nesse ponto não há resposta imune, e além a fazer do que matar a célula", disse Leo James, que liderou a equipe de pesquisa.

Mas os estudos no laboratório do Medical Research Council's descobriram que os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico, que reconhecem e atacam os vírus invasores, na verdade, pegar carona no interior de uma célula com o vírus invasor.

Uma vez dentro da célula, a presença do anticorpo é reconhecido por uma proteína que ocorre naturalmente na célula chamada TRIM21 que por sua vez aciona um mecanismo poderoso vírus de esmagamento, que pode eliminar o vírus dentro de duas horas - tempo antes que ele tenha a chance de seqüestrar o célula para começar a fazer suas próprias proteínas virais. "Esta é a última oportunidade de uma célula começa, porque depois que ele fica infectado e não há mais nada que o corpo possa fazer senão matar o celular", disse o Dr. James.



"O anticorpo é anexado ao vírus e, quando o vírus é sugado para dentro da célula, o anticorpo permanece unido, não há nada nesse processo para fazer o anticorpo sair.

"A grande coisa sobre ele é que não deve haver nada ligado aos anticorpos da célula, de modo que tudo o que está ligado ao anticorpo é reconhecida como estranha e destruídas."

No passado, pensava-se que os anticorpos do sistema imunológico agiam totalmente fora das células, no sangue e outros fluidos extra-celulares do corpo. Agora os cientistas percebem que há uma outra camada de defesa no interior das células, onde seria possível melhorar os mecanismos anti-vírus natural do corpo.

"A beleza da coisa é que para cada caso de infecção, para cada vez que um vírus entra na célula, ela é também uma oportunidade para o anticorpo nas células eliminar o vírus da célula." disse o Dr. James.

"Esse é o conceito-chave que é diferente de como nós pensavamos sobre a imunidade. No momento em que nós pensamos de profissionais células do sistema imunológico, tais como células T (glóbulos brancos), que patrulham o corpo e se encontrar alguma coisa que matá-lo.



"Este sistema é mais parecido com uma emboscada, porque o vírus tem que ir para dentro da célula, em algum momento e cada vez que fizer isso, esse mecanismo imunológico tem uma chance de expulsá-lo", explicou o Dr. James.

"É certamente um processo muito rápido. Mostrámos que uma vez que entra na célula torna-se degradado em uma hora ou duas horas, que é muito rápido", acrescentou.

O estudo, publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional das Ciências, envolveu células humanas cultivadas em laboratório e que precisam ser replicados por novas pesquisas em animais antes de os primeiros testes clínicos com humanos.



Uma possibilidade é que a proteína TRIM21 poderia ser usado em um spray nasal para combater os diversos tipos de vírus que causam o resfriado comum. "O tipo de vírus que são suscetíveis a esse são os rinovírus, que causam o resfriado comum, noravirus, que causa vômitos inverno, o rotavírus, que causam gastroenterite. Neste país, estes são o tipo de vírus que as pessoas são mais susceptíveis de serem expostos a, "disse o Dr. James.

"Esta é uma forma de potencilizar todos os anticorpos que você estaria fazendo naturalmente contra o vírus. A vantagem é que você pode usar esse medicamento contra potencialmente muitas infecções virais."

"Podemos pensar em administrar essas drogas como sprays nasais e aerossóis, em vez de tomar comprimidos ... Ela poderia levar a um tratamento eficaz para o resfriado comum", disse ele. "A beleza desse sistema é que você retira do vírus a chance de fazer suas próprias proteínas. É um caminho para a célula se livrar do vírus e manter-se viva."




Sir Greg Winter, diretor-adjunto do Laboratório de Biologia Molecular MRC, disse: ". Anticorpos são formidáveis máquinas de guerra molecular; agora parece que eles podem continuar a atacar os vírus dentro de células Esta pesquisa não é apenas um pulo em nosso entendimento de como e onde os anticorpos trabalham, mas, mais genericamente em nossa compreensão da imunidade e infecções."






Como o vírus é tratada

1 - Vírus (roxo) que circulam na corrente sanguínea reconhecidas por anticorpos (amarela) do sistema imunológico

2 - vírus adere à membrana celular externa com anticorpos ainda ligado

3 - vírus invade a membrana celular e emerge no interior da célula

4 - Restos de membrana celular desaparece e o vírus fica livre para seqüestrar a celula

5 - TRIM21 proteína (azul) reconhece anexos aos anticorpos, como material estranho

6 - Poderoso vírus destruindo as máquinas (cilindros) atraídos pelo vírus TRIM21

7 - de vírus rapidamente discriminados e deficientes em poucas horas


Fonte: www.independent.co.uk