Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Conhecendo a Hepatite C

Fonte: Camila Malta Romano, biologa e pesquisadora do Instituto de medicina Tropical de SP da USP.


Carta aberta pelas hepatites aos candidatos a Presidente da Republica - 2010


Estamos enviando aos quatro candidatos a presidente do Brasil uma Carta Aberta perguntando qual seu posicionamento e o programa de governo em relação ao enfrentamento a epidemia de hepatites B e C, texto que colocamos ao final desta.

Solicitamos resposta por escrito para tornar a mesma publica.  Os milhões de infectados com as hepatites, seus familiares e amigos devem conhecer se o eleito não somente está consciente do problema, mas devemos saber o que estará fazendo.

As respostas recebidas serão registradas em Cartório e amplamente divulgadas.

Por favor, faça copias do texto, coloque o nome dos candidatos e envie para todos os políticos de cada partido e as alianças, para que assunto não possa ser ignorado.

Carlos Varaldo
Grupo Otimismo

______________________________________

AO
EXMO. ..................................
CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


            Exmo. Sr. Candidato,

O Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, como entidade representativa de milhares de pacientes infectados pelo vírus da Hepatite C, vem pelo presente fazer alguns questionamentos sobre esse tema à V. Exa. enquanto candidato à Presidência da República, na forma como se segue:

A Constituição Federal em seu art. 196, diz de forma clara e objetiva que:

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” (grifo nosso)

Mas a realidade de nosso pais é bem diversa do que prevê a nossa carta magna, pois os cidadãos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) na maioria das vezes recebem tratamentos obsoletos e pouco eficazes.

Um dos maiores desafios da área de saúde pública no Brasil no seu mandato será com toda certeza a epidemia de hepatites.

Segundo estatísticas oficiais, existem atualmente no Brasil mais de 5,5 milhões cidadãos infectados com as hepatites B e C, sendo que 95% dessas pessoas ainda desconhecem que estão doentes devido à falta de diagnóstico, o que acaba contribuindo para a doença evoluir para um quadro clínico de cirrose e câncer do fígado.

Um de cada quatro desses brasileiros, se não diagnosticado estará perdendo em média 17 anos da sua vida, morrendo por problemas relacionados às hepatites com aproximadamente 56 anos de idade.

Pior ainda, são os pacientes diagnosticados que não encontram vagas no SUS para serem tratados.

Desses, atualmente somente 01 em cada 350 pacientes infectados com hepatite C recebe algum tipo de tratamento e, no caso da hepatite B o índice é ainda pior, pois somente 1 em cada 900 pacientes infectados recebe tratamento no SUS.

O nosso objetivo em lhe fazer tais questionamentos é, em primeiro lugar, saber qual a sua proposta de governo para tratar da questão do diagnostico e tratamento das hepatites B e C, e em segundo lugar informar aos 5,5 milhões de infectados e seus familiares sobre a sua resposta aos nossos questionamentos, de forma que essas pessoas possam escolher qual dos candidatos à Presidência da República esta, de fato, comprometido com o diagnóstico e tratamento das hepatites.

Assim como está e sendo esta uma carta aberta, solicitamos a gentileza de V. Exa. nos responder por escrito, para dessa forma a população brasileira tomar conhecimento, sobre o que está objetivamente incluído no seu programa de governo em relação a enfrentar a maior epidemia da historia brasileira.


Rio de Janeiro, 24 de junho de 2010.


_________________________________
Carlos Varaldo
Presidente do Grupo Otimismo