Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vacinação contra gripe na rede pública começa nesta segunda em Londrina

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) em Londrina. A imunização será feita até o dia 13 de maio. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que 89 mil pessoas sejam imunizadas neste período. A população com 60 anos ou mais devem ser vacinadas, além de gestantes e crianças entre 6 meses e menores que dois anos. Os profissionais da área da saúde que prestam atendimento direto à pacientes e toda população indígena também serão imunizados.

Segundo a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira, a vacina protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Insfluenza B.

Ela explicou que nas crianças a vacina será aplicada em duas etapas. "Os pais devem ficar atentos, pois as crianças recebem meia dose na primeira etapa, mas a segunda aplicação ocorre após o prazo de 30 dias", disse. Já a vacinação dos adultos é feita em dose única.

No próximo sábado (30), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina ficarão abertas das 8 às 17 horas para atender a população. "É um dia em que as pessoas tem mais tempo para ir nos postos de saúde, já que muitos pais trabalham durante a semana", comentou.

Segundo a diretora de epidemiologia, no sábado também serão distribuidas vacinas contra Hepatite B, em que a aplicação foi estendida até os 29 anos. A ação de sábado faz parte de uma mobilização nacional, que vai contar com 65 mil postos abertos no país para imunizar a população.

A vacina é contraindicada para quem ter alergia a ovo ou para quem teve reação alérgica à dose que receberam no ano anterior.

O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para todo o país. A previsão é de 80% de cada grupo populacional seja imunizado contra a gripe neste ano.


Fonte: Juliana Leite


Nota do Blog:

Deixamos a pergunta: e a participação de divulgação, orientação e diagnósticos da hepatite C?

Parabenizamos a Sandra Caldeira pela bela iniciativa nas vacinações contra a B agora que não é época de campanha da Hepatite B(Julho). Aguardamos resposta ao nosso convite ao estado do Pr e municipio de Londrina quanto as suas participações da campanha em Maio que é o mês de luta contra a Hepatite C, trabalho que deveria ocorrer todos os dias, mas...

Aguardamos reposta do estado do Paraná e do Municipio quanto a Hepatite C. De que adianta vacinar contra a hepatite B e não orientar, divulgar e prevenir contra as outras Hepatites?

Se até mesmo portadores de um tipo de genótipo, podem se reinfectar com outro genótico, ou outro viurs e/ou microbactéria?


Vamos tampar o sol com a peneira até toda a população precisar de um transplante?


Telma Alcazar
MegLon