Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Hospital de Cascavel realiza primeira captação para transplantes

Ter, 28 de Dezembro de 2010 10:03

Aviões do governo transportaram órgãos de mulher para Londrina e Curitiba

Depois de confirmada a morte encefálica de uma paciente na manhã desta segunda-feira (27), os familiares autorizaram a doação dos rins, do fígado, e de tecidos, como globos oculares e ossos. O processo de retirada dos órgãos e dos tecidos começou logo depois.

Os órgãos foram transportados na noite desta segunda-feira em aviões do Governo. O coração foi enviado para a Santa Casa de Londrina, o fígado para o Hospital de Clínicas de Curitiba e rins e pâncreas para o Hospital Angelina Caron, também em Curitiba.

Após ser inaugurada a Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Cascavel, que esta funcionando na Regional de Saúde, intermediou nesta segunda-feira (27) a primeira captação de órgãos. A doadora de 26 anos foi monitorada durante 11 dias, desde que foi hospitalizada na UTI com um aneurisma cerebral.

Depois de ser confirmada a morte encefálica, na manhã desta segunda-feira, os familiares autorizaram a doação dos rins, do fígado, e de tecidos, como globos oculares e ossos. O processo de retirada dos órgãos e dos tecidos começou nesta tarde.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior, ressaltou a importância da implantação das OPOs, pois apenas uma em cada quatro possíveis doações se converte em transplante de órgãos no Estado. Com a instalação das OPOS, vamos ampliar significativamente o aumento no número de transplantes no Paraná”.

“A doação de órgãos é um ato de solidariedade para com o próximo. Dar a oportunidade a outras pessoas viverem com atitudes como desta família é um ato importante que deve ser incentivado em todos os brasileiros”, afirma Moreira.

A técnica de enfermagem e integrante da OPO de Cascavel, Cleci Godinho, contou que a assim que a morte cerebral foi confirmada, a família imediatamente foi abordada e, posteriormente, com a concordância, imediatamente a Central de Transplantes foi notificada.