Páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Hidratação de dentro para fora

Publicado em 01/12/2010 | Rafaela Bortolin
 
Se a intenção é se preparar para o verão investindo em cremes hidratantes, xampus e condicionadores que prometem milagres, é bom saber que não há nada melhor do que vários copos de água ao longo do dia para ficar com a saúde – e o visual – em dia

Ela não tem gosto, cheiro ou cor, mas é um santo remédio para manter o corpo saudável – e bonito – durante o verão. Se basta o calor chegar para você investir em cremes hidratantes que prometem milagres, xampus com fórmulas mirabolantes e condicionadores importados da última moda, é bom saber: não tem receita melhor para manter a pele hidratada, os cabelos brilhantes e sedosos, a digestão funcionando direito, o organismo cheio de energia e evitar aqueles “tratamentos de choque” após o verão que simplesmente beber água na medida certa ao longo do dia.

“A hidratação acontece de dentro para fora, com a ingestão de líquidos e alimentação equilibrada; e de fora para dentro, com cremes e produtos cosméticos. As duas se complementam para deixar o corpo trabalhando de forma equilibrada”, explica a nutricionista clínica Marilize Tamanini.
O médico fisiologista do Hospital Santa Cruz, Rodrigo Camargo, explica que a hidratação é importante para o organismo porque, ao longo do dia, naturalmente as pessoas perdem líquidos. “Em dias quentes essa perda é maior, então para trabalhar melhor, o corpo precisa liberar calor para regular a temperatura, então a pessoa sua mais, o que a faz eliminar água e sais minerais com maior intensidade pela pele. Em contrapartida, o organismo pede mais água para suprir essa falta e manter o metabolismo dentro da normalidade.”
Se essa água não é reposta, a pessoa pode ficar desidratada, o que gera alguns problemas. “Sem a quantidade de água e sais minerais equilibrada, há um prejuízo metabólico, e a pessoa tem tonturas, câibras, diminuição da performance física, menor disposição, dificuldades de concentração e mais chances de sofrer lesões musculares”, explica Camargo.
Para quem está pensando em perder aqueles quilinhos extras para o verão, a boa notícia é que beber água, além de facilitar a eliminação de resíduos a partir das fezes e urina, também ajuda a emagrecer. “Uma boa hidratação promove uma remoção mais fácil da gordura, então vale a pena combinar a ingestão de líquido com refeições que incluam alimentos ricos em água, como as verduras, legumes e frutas frescas e in natura, em todas as refeições”, garante Marilize.
A médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Marcella Garcez Duarte, explica que, para manter a hidratação do corpo em dia, também é imprescindível evitar o sódio. “Como ele facilita a retenção de líquidos, é bom fugir de refeições muito condimentadas e produtos industrializados que têm entre seus conservantes o sódio.”

Vilões

Parece sabedoria da vovó, mas não há nada melhor que um bom copo de água bem gelada para matar a sede. E, se outras bebidas não hidratam o corpo, também podem ser vilãs da boa saúde.
Os refrigerantes comuns, por exemplo, têm muito açúcar e os lights e diets são ricos em sódio. Em ambos os casos, essas substâncias intoxicam as células, que exigem mais água para trabalhar, criando um círculo vicioso: quanto mais refrigerante a pessoa toma, mais sente sede. Isso sem contar que eles são campeões em calorias. “Ou seja: em grande quantidade, podem fazer com que a pessoa rapidamente ganhe uns quilos indesejados”, diz Neila Maria de Souza Wendling, nutricionista do Conselho de Nutricionistas do Paraná.
Da mesma forma, bebidas alcoólicas, como a tradicional cervejinha na beira da praia, podem causar problemas. “O álcool têm ação diurética, então ao invés de o corpo ganhar líquido com a ingestão de uma lata de cerveja, ele perde porque o álcool ‘rouba’ água das células”, comenta Marilize.
Para evitar esse problema, o ideal para quem não abre mão de tomar refrigerantes ou álcool nas férias é maneirar no consumo e intercalar com a ingestão de uma boa quantidade de água. “Não adianta tomar dois litros de refrigerante por dia e achar que cumpriu aquela cota ideal defendida pelos nutricionistas. Só a água é capaz de hidratar”, diz Marcella.

Isotônicos

Usados geralmente por atletas, os isotônicos são excelentes para hidratar o corpo, já que sua composição consegue garantir a reposição de água e sais minerais perdidos durante a transpiração. Po­­rém, seu consumo regular exige cuidado. “Eles são indicados para pessoas que praticam esportes de alto rendimento ou que têm uma grande carga de treinos. Para outras pessoas, podem até fazer mal, pois repõem sais minerais que não foram gastos, o que é prejudicial para quem tem tendência a problemas renais”, explica Ma­­rilize.
Para quem quer garantir a hidratação, mas não consegue beber água, uma dica é investir na água de coco, um isotônico natural. “Ela é rica em antioxidantes e é mais equilibrada para quem não faz atividade física”, recomenda Neila Maria. Mas é preciso moderação: como ela é altamente calórica, é bom não passar de dois ou três copos por dia.

Opções

Entre os sucos, o melhor é optar pelos preparados com frutas naturais ou polpas, como abacaxi, morango, maracujá, melão e limão. “Sucos em pó e os prontos têm pouca fruta e muito açúcar, o que não mata a sede e ainda aumenta a ingestão de calorias, facilitando o aumento de peso”, diz Neila.
Por outro lado, vale a pena abusar da gelatina. “Formada por uma grande quantidade de água e servida gelada, ela não tem contra-indicações e é ideal para quem quer se hidratar sem abrir mão de comer um prato doce”, garante Marcella.

Longe do ressecamento

Muito sol, altas temperaturas e vários dias revezando entre banhos de mar, bronzeamento na beira da praia ou curtindo uma piscina com os amigos. Parece o verão dos sonhos, mas este cenário aparentemente perfeito pode comprometer a saúde da pele e dos cabelos.
O médico dermatologista e professor de dermatologia da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Fernando Fagundes, explica que a hidratação é a proteção natural do corpo. “É como se a pele e os cabelos tivessem uma película de gordura que os impermeabiliza. Quan­­­do a pessoa pega sol em excesso ou em horário inadequado, fica horas na piscina ou em contato com a água do mar ou exagera nos banhos quentes e demorados, esta camada é retirada e acontece o ressecamento.”
Segundo a médica dermatologista e professora de dermatologia da UFPR, Fabiane Mulinari Brenner, no caso da água do mar, a culpa também está no sal. “Por ser salgada, ela ‘rouba’ líquidos da pele, o que a deixa desidratada. Combinado com a exposição solar que em excesso danifica as células cutâneas, provoca o aquecimento do corpo e consequente perda de líquidos, pode deixar a pessoa com um visual bem comprometido”, comenta Fabiane.

Cuidado com a higiene

As garrafinhas de água estão em todos os lugares, do trabalho à academia, mas você sabe higienizá-las corretamente? Segundo Neila Maria de Souza Wendling, nutricionista do Conselho de Nutricionistas do Paraná, o ideal é trocar a cada três dias a uma semana aquelas embalagens descartáveis e ficar de olho na limpeza das garrafinhas de plástico para academia.
“Nos dois casos, é preciso lavar uma vez por dia, todos os dias, com água e sabão, e redobrar os cuidados com a higienização do bico, onde está a maior concentração de impurezas. Além disso, garrafa de água é só para água, o que evita acúmulo de resíduos de outras bebidas”, diz.

Também é bom ter atenção com a qualidade. O ideal é tomar água filtrada ou mineral. No caso de optar pela mineral, fique atento para variar a marca escolhida. “Cada marca traz componentes do solo onde a fonte nasce, então preste atenção se não traz metais pesados e toxinas como níquel e arsênico. Periodicamente escolha outra marca para não consumir sempre os mesmos componentes e exija galões higienizados, que não estejam amassados e não apresentem resíduos”, explica Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Desidratação
Atenção redobrada

Se os adultos sofrem com os efeitos da desidratação durante o verão, entre as crianças e os idosos o problema é ainda maior. Para os pequenos, que geralmente não identificam bem a sensação de sede, o ideal é oferecer água ao longo do dia e favorecer uma dieta com alimentos ricos em líquidos, como frutas e legumes.
“Sucos naturais também são bem-vindos e a água de coco é um coringa”, explica Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Para os bebês com menos de 6 meses, o leite materno é capaz de garantir toda a hidratação.
No caso dos idosos, a situação é um pouco mais séria. “Com o passar dos anos, o organismo vai perdendo água naturalmente.
Com isso, eles tendem a sentir pouca sede, se esquecem de tomar água e ficam debilitados”, diz.

Água com sabor a mais
Quer se hidratar, mas não é muito fã de beber água? Veja algumas dicas para resolver o problema segundo as nutricionistas consultadas:
- Saborize a água com pedaços de canela em rama, gotas ou rodelas de limão ou laranja, sementes de maracujá, gergelim ou pedacinhos de frutas frescas.
- Escolha a fruta de sua preferência (como morango, kiwi ou manga) e pique-a até obter pedaços bem pequenos. Preencha metade do espaço de uma fôrma de gelo com esses pedaços e complete com água. Deixe congelar. Acrescente esses cubos de gelo para deixar o copo com um visual mais bonito e a água com um sabor leve e atrativo.
- Faça chás de ervas, como camomila, erva-doce, cidreira ou hortelã, e sirva-os gelados e sem açúcar. 

Dicas
Quer garantir que sua pele e seus cabelos fiquem mais hidratados nesse verão? Fique de olho em algumas sugestões dos especialistas para evitar o ressecamento:
- Diga não a banhos longos e com água quente e prefira banhos curtos e frios – ou, pelo menos, mornos. Também evite usar buchas e sabonetes esfoliantes.
- Sempre passe uma boa dose de creme hidratante após o banho. Se puder, reaplique o produto uma vez por dia, mas cuidado com o exagero: mais que isso, o efeito pode ser uma pele oleosa. Quanto à ordem de aplicação, primeiro passe o hidratante, depois o filtro solar e, por último, a maquiagem.
- Condicionadores e leave-ins com silicone são excelentes para se precaver contra os danos causados pelo sol. Aposte neles, principalmente nas pontas dos cabelos, e evite tratamentos químicos, como alisamentos e tinturas, às vésperas e durante o verão.
- Protetor solar sempre. Ele garante que sua pele sofrerá menos danos com o sol, preservando a hidratação natural e evitando o ressecamento. Sempre reaplique a cada duas ou três horas e opte pelos de fator de proteção (FPS) igual ou maior que 30.
- Evite tomar sol das 10 às 16 horas, prefira sempre ficar em sombras, use um boné ou chapéu para proteger a cabeça e use roupas adequadas, em cores claras e materiais que facilitem a transpiração.
- Pés e mãos são duas partes do corpo que ressecam bastante no verão, então merecem um creme hidratante específico. Prefira os que contêm ureia.

Água até de madrugada - Praticante de corrida de rua desde 1997, a técnica de saúde bucal Tatiane Freitas diz que, no dia a dia, toma bastante água, mas durante o verão sente que o consumo aumenta. “Estou sempre com uma garrafinha por perto”, comenta. A vontade é tanta que ela não deixa de tomar água nem de madrugada. “Antes de dormir, deixo uma garrafinha ao lado da cama. Assim, não fico com preguiça de levantar quando sinto sede. E, ao acordar, bebo um copo de água. Para quem pensa em praticar exercícios no verão, ela dá algumas dicas. “Costumo reforçar o uso de protetor solar, só vestir roupas frescas, optar por horários nos quais o sol está mais fraco, como o começo da manhã e o fim da tarde, e caprichar no consumo de frutas”, diz.”

http://www.gazetadopovo.com.br/saude/conteudo.phtml?tl=1&id=1073060&tit=Hidratacao-de-dentro-para-fora



Nenhum comentário:

Postar um comentário