Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CPI visita hospitais e encontra pacientes em macas pelos corredores

Deputados visitaram os hospitais Universitário e da Zona Norte. Se depararam com superlotação e precariedade no atendimento
19/05/2011 | 19:55 Amanda de Santa, com informações da RPC TV

Na primeira visita da CPI dos Leitos do SUS a um hospital de Londrina, na manhã desta quinta-feira (19), os quatro deputados que integram a comissão se depararam com um quadro recorrente nos prontos-socorros da cidade: superlotação, falta de leitos e pacientes acomodados em macas pelos corredores. No Hospital Universitário (HU), mais de 70 pacientes ocupavam um espaço reservado para 48 leitos nesta manhã.

A jovem Marcela Helena, que sofreu um acidente de motocicleta, contou aos deputados que estava há uma semana internada no corredor do pronto-socorro do HU em cima de uma maca. “É horrível porque os médicos ficam lá em cima, não desce ninguém para baixo. Ninguém dá uma reposta”, reclamou à reportagem da RPC TV.


No Hospital da Zona Sul, mais de 30 leitos não são usados por conta de problemas em um gerador de energia. A falta de equipamentos no hospital também foi denunciada à CPI, porém, não foi confirmada segundo um dos integrantes da equipe técnica da comissão Cláudio Stabile. O assessor de gabinete do deputado que preside a CPI, Leonaldo Paranhos (PSC), contou que havia uma denúncia de que os equipamentos colocados para inaugurar o hospital haviam sido retirados de lá, depois de um período: “Isso não se confirmou, mas ainda vamos investigar”.

Stabile disse que no Hospital da Zona Sul foi constatada a falta de um equipamento – carrinho para material anestésico – no valor de R$ 15 mil. Segundo ele, com o aparelho o hospital poderia atender de 100 a 200 pacientes a mais no mês. A qualidade do atendimento também foi colocada sob suspeita. Isso porque a comissão se deparou com o caso de Ester Neves Borges, de 82 anos, que chegou ao Hospital da Zona Sul com fortes dores causadas por um câncer. Ela foi medicada e liberada pelos médicos. Somente após a pressão dos deputados, a idosa voltou para a enfermaria.

Representantes do Conselho Municipal de Saúde, Central de Leitos e 17ª Regional de Saúde também foram ouvidos pela comissão. Na próxima semana, os deputados devem se reunir com os tribunais de Contas e do Estado para levar os problemas apurados até então. Em entrevista ao JL na quarta-feira (18), o deputado Leonaldo Paranhos (PSC) garantiu que, se fossem encontrados problemas de gestão ou de corrupção na saúde, os responsáveis responderiam administrativamente e judicialmente. No total, 12 regionais de saúde serão visitadas pela comissão. Depois de passar por Londrina, a comissão seguiu para Maringá.

Fonte: http://www.jornaldelondrina.com.br/cidades/conteudo.phtml?tl=1&id=1127810&tit=cpi-visita-hospitais-e-encontra-pacientes-em-macas-pelos-corredores

Nenhum comentário:

Postar um comentário