Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Triste atuação do Departamento DST/AIDS repete o acontecido em 2010

Contrariando a aprovação pelo Dr. Jarbas Barbosa, diretor da SVS-MS, o Departamento DST/AIDS/Hepatites não estará participando nas ações do Dia 19 de Maio, uma ação desenvolvida nos últimos 10 anos no Brasil por iniciativa das ONGs e hoje realizada em 62 países como o Dia Internacional da Luta contra as Hepatites Virais.

Como nunca dependemos dos gestores das hepatites no ministério da saúde para realizar nosso trabalho no mês de maio, continuarão as ONGs e os programas municipais e estaduais a realizar ações que beneficiem o povo, tentando encontrar todos aqueles que estejam infectados.

No item 6 da Nota Técnica, tal qual aconteceu em 2010, informam que estarão realizando ações em 28 de Julho. No mês de março do ano passado também informaram que nada seria feito em maio, mas que conforme ao novo dia sugerido pela OMS teria uma ampla campanha de divulgação no mês de julho de 2010. Alguém viu algo alem de um evento num pequeno auditório do ministério em Brasília?

Não merece qualquer comentário tal atitude, pois ela, por si só mostra que o Departamento de DST/AIDS/Hepatites é contra ações que alertem a população sobre a necessidade do diagnostico das hepatites.

Sobre a Nota Técnica, no item 4 colocam que as ONGs brasileiras que atuam na luta contra as hepatites virais desenvolverão atividades de mobilização no mês de maio e no item 5 falam que as ONGs podem articular ações com as Coordenações Estaduais e Municipais de Hepatites Virais. É uma porta aberta para que estados e municípios realizem ações no mês de maio, tal qual as realizaram nos últimos anos com total sucesso.

Faltando ainda mais de 30 dias para o 19 de maio já estão relacionados 62 eventos a ser realizados em diferentes cidades no período entre 19 e 31 de maio. Com certeza ultrapassaremos em número a quantidade de eventos dos outros anos, pois muitos ainda estarão arregaçando as mangas para participar. As ONGs e os programas municipais e estaduais devem trabalhar juntos ou de forma individual, dando o exemplo que sabemos cumprir com nosso dever de cidadão.

Lamentamos a negativa já que somente um dia do ano para realizar ações nas hepatites é uma decisão absurda tomada por quem desconhece a gravidade e alcance do problema. As ONGs reunidas no ENONG 2010 reivindicaram três datas, maio, julho e outubro, mas conforme a Nota Técnica não serão novamente atendidas.

Fica evidente que a incorporação das hepatites no Departamento DST/AIDS objetiva colocá-las debaixo do tapete, fora do foco de atenção que merecem. O único interesse do Departamento é em relação aos infectados com HIV/AIDS.

Mais que nunca temos motivos para nos unir, dar as mãos entre todos aqueles que lutam pelas hepatites, sejam eles ONGs, programas municipais e estaduais, voluntários e profissionais de saúde para gritar ainda mais forte na campanha de maio de 2011.

Carlos Varaldo


MINISTÉRIO DA SAÚDE
SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
DEPARTAMENTO DE DST, AIDS e HEPATITES VIRAIS
SAF Sul Trecho 02, Bloco F, Edifício Premium, Torre 1
70070-600 - Brasília/DF
Telefone: (61) 3306-7037/7043

NOTA TÉCNICA nº 119/2011- D-DST-Aids e Hepatites Virais/SVS/MS


Assunto: 28 de julho - Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais
1. A magnitude das hepatites virais no Brasil estabelece a importância de se mobilizar a sociedade, chamando a atenção da população para sua relevância.

2. A Organização Mundial de Saúde instituiu, na Assembleia Mundial de 2010, a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

3. Essa data foi definida considerando que o dia 19 de maio coincide com a semana da Assembleia Mundial da Saúde, inviabilizando a participação dos ministros da saúde nas atividades de mobilização em seus países.

4. Organizações não governamentais brasileiras que atuam na luta contra as hepatites virais desenvolverão atividades de mobilização no mês de maio, a partir do dia 19.

5. Ações de mobilização da população devem ser previamente articuladas com as Coordenações Estaduais e Municipais de Hepatites Virais e podem ser atendidas de acordo com as possibilidades locais.

6. O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais será no dia 28 de julho, com a realização de atividades de visibilidade ligadas às hepatites virais.

7. Os termos desta Nota Técnica foram discutidos e acordados com as Coordenações Estaduais de Hepatites Virais, reunidas em Brasília nos dias 13, 14 e 15 de abril. que atuam na luta contra as hepatites

8. Convidamos as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde a participar das ações de enfrentamento às hepatites virais no país, que ocorrerão no dia 28 de julho de 2011. Brasília, 15 de abril de 2011.

Dirceu B. Greco
Diretor

Nenhum comentário:

Postar um comentário