Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Campanha das Hepatites do Mês de Maio de 2011

Seja um voluntário – Participe na divulgação das hepatites

Pelo 10º ano consecutivo as associações de pacientes estarão realizando atividades no dia 19 de maio.  Na realidade 19 de maio é a data, mas as atividades são realizadas durante todo o mês em especial entre os dias 19 e 31.

Para dar maior visibilidade a campanha atingindo o maior número possível de pessoas e, ainda, para mostrar ao governo federal a necessidade de vez por todas despertar para o grave problema das hepatites é necessário que você atue como um voluntário na campanha de maio de 2011.

É fácil, simples, todos podem realizar atividades que praticamente nada custam em dinheiro, sendo necessário simplesmente dedicar uma parte pequena de seu tempo.  Com isso, tenha certeza, vamos conseguir diminuir o estigma e discriminação, vamos alertar muita gente a fazer o teste de detecção e ainda, estaremos salvando muitas vidas, em especial daqueles cinco milhões de brasileiros que por falta de campanhas de informação e alerta ainda não sabem que estão infectados.

Existem varias formas de trabalho voluntario que você pode realizar:


1 – Encomende missas e cerimônias ecumênicas.

Fale com o padre ou o pastor da sua igreja, seja a religião católica, judia, evangélica, protestante, em fim, qualquer uma já que é uma atividade ecumênica, para que entre os dias 19 e 31, nas cerimônias comunitárias façam uma oração em nome DOS MILHÕES DE BRASILEIROS QUE ESTÃO INFECTADOS COM AS HEPATITES E AINDA NÃO SABEM QUE ESTÃO DOENTES.

Uma vez marcadas as cerimônias, por favor, nos avise o nome da igreja, o endereço, a cidade e estado e o horário da cerimônia.  Todas as que forem encomendadas constaram de uma listagem disponível na internet e servirão para dar visibilidade a campanha, em especial para despertar o interesse da imprensa e para mostrar ao ministério da saúde que é necessário diagnosticar os já infectados quanto antes, antes que venham a falecer.


2 – Realize sua campanha particular

Você pode nos solicitar folhetos e cartazes para realizar alguma atividade de divulgação na sua cidade, podendo ser na escola, na universidade, no trabalho, no clube, pode colocar os cartazes no supermercado, na farmácia, no posto de saúde, no hospital, em fim, pense grande e faça sua parte divulgando a necessidade do teste, o qual pode salvar vidas.

Estando disposto a realizar alguma atividade e necessitando material, nos envie um e-mail com seu nome, endereço completo, CEP e se possível o que vai realizar.  Também listaremos na internet tudo o que será realizado.  Se desejar que seu nome conste dessa listagem, por favor, você deve nos autorizar no mesmo e-mail a incluir o seu nome, caso contrario pode permanecer anônimo.




3 – Veicule a gravação da campanha nas rádios comerciais e comunitárias da sua cidade.

Nesta semana já estará definido qual será o spot a ser veiculado.  Você pode solicitar a veiculação institucional, que sempre é feita gratuitamente, nas rádios comerciais e comunitárias da sua cidade.  É fácil de conseguir, pois é uma campanha de saúde pública.  Também nos avise quais rádios aceitaram participar, para realizar uma listagem na internet.

IMPORTANTE:

Faltam 30 dias para iniciar a campanha, vamos então começar a trabalhar!

Até o final da semana você estará recebendo novas informações, mas já pode ir pensando como se envolver e participar ativamente da Campanha das Hepatites 2011. 

Juntos vamos conseguir salvar muitas vidas. CTAs e Programas de DST/AIDS e de Hepatites dos estados e municípios estão interessados em trabalhar e realizar atividades, então vamos trabalhar junto a quem está interessado em melhorar a saúde da população, ignorando os que querem esconder o problema embaixo do tapete. Como cidadãos devemos gritar para despertar o governo federal.

Campanha Internacional da luta contra as Hepatites Virais

Não realizar campanhas de detecção da hepatite C no Brasil
pode acarretar mais de 1.000.000 de casos de cirroses nos próximos 10 anos.
Se detectada precocemente, até 600.000 mortes poderão ser evitadas.

"Não saber é ruim, não querer saber é pior,
mas não se preocupar com as conseqüências dessa omissão é imperdoável"


Carlos Varaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário