Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Onde está o Ministro da Saúde?


Queremos manifestar nossa indignação contra a omissão de socorro aos portadores de hepatites virais, bem como as vitimas das enchentes da região serrana do Rio de Janeiro.

Recebemos relatos de uma médica moradora e testemunha da tragédia vivida no Brasil, corta-nos o coração sabermos que mais pessoas poderão ser vitimas, por omissão de socorro do governo. Abaixo a médica relata parte da situação caótica que os sobreviventes vivem na região.

“...as hepatites virais sempre ficam em último lugar..nesse País, tudo é muito ruim; moro em Petrópolis, e encerrei minha participação como voluntária na recente catástrofe
; tudo  era euforia do momento! O exército, marinha e aeronáutica bateram em retirada dos Municípios e se instalou o caos; surto de leptospirose em Friburgo com número insuficiente de médicos para tratar os pacientes...”

“...Começa o surto de hepatite A... não há vacina no protocolo do MS em virtude do veto de 5 vacinas assinado pelo agora Sr. Lula e, uma delas hepatite A...o que vamos esperar? Petrópolis tem uma população de 60% de idosos e, hepatite A em idoso é uma situação séria...” (Dra Kycia Maria Rodrigues do Ó)

Nós, dos Grupos de Apoio que lutamos contra as Hepatites Virais no país, confessamos que estamos desiludidos, o Ministro Padilha é médico infectologista, portanto conhecedor da gravidade da situação tanto das hepatites quanto da leptospirose.

Passaram-se  meses de falecimento do Programa Nacional de Hepatites Virais no país, e as atenções voltaram-se para um única patologia, o HIV/AIDS que já possui um Departamento muito bem estruturado e completo com suas medicações.

Já para os portadores de Hepatites Virais, precisamos de tudo, não há opções de medicamentos apesar delas serem aprovadas pela ANVISA, o governo compra somente a mais barata que não surte o resultado nos tratamentos.

Todos nós sabemos que cada organismo é único e necessita ser cuidado como tal, porém, os gestores de saúde ignoram o fato, e o Ministério da Saúde insiste na compra de uma só medicação, tornando desta forma monopólio de um laboratório o tratamento de todos os pacientes de hepatites do país. Isso quando conseguimos a liberação dos medicamentos.

Na justiça chovem processos com pedidos de medicações e tratamento , direitos negados aos pacientes com hepatite através do SUS. O que transforma o Poder Judiciário Brasileiro o MELHOR HOSPITAL do país.

Nós portadores de hepatites, trabalhamos como voluntários, sem ganharmos um tostão, e jamais deixamos de atender um caso que precisa de ajuda, fazemos o que podemos. Muitas vezes sacrificamos nosso própria saúde para ajudarmos outro ser humano. Esse deveria ser o papel de um médico e não de pessoas leigas, mas o fazemos porque também não temos médicos, falta-nos tudo. Onde estão os médicos do SUS e o Ministro da Saúde agora?

Quando o MInistro da Saúde marcará uma audiência com os portadores de hepatites e escutará nossos apelos?
 
Telma Alcazar
Coordenadora do MegLon

Nenhum comentário:

Postar um comentário