Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Secretário da Saúde leva reivindicações do Paraná a ministro

O secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, apresentou na tarde de quarta-feira (19) ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os projetos e reivindicações do Estado. O secretário foi a Brasília para participar da primeira reunião do Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde) que teve como tema a política nacional de combate à dengue.

Segundo Michele, o encontro foi muito proveitoso, não só com o ministro, mas com os secretários de Vigilância à Saúde, Jarbas Barbosa, e com o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda. “Eu tive a oportunidade, com o secretário Jarbas Barbosa, que trabalha a questão da Vigilância à Saúde, de apresentar as reivindicações do Paraná com relação ao nosso plano de combate à dengue, plano que já estamos fazendo mesmo neste curto período de nossa gestão. Acredito que pela eficácia do nosso programa de emergência e pela sintonia que temos com o gestor federal, nós devemos ter êxito com relação aos pedidos que estamos fazendo” disse.

A reunião do Conass priorizou os 16 estados considerados de alto risco, o que não inclui o Paraná, que é considerado de risco moderado. Segundo o secretário, isso não significa ausência de risco. “Pude me manifestar na reunião falando inclusive em nome dos estados que não estão nesse elenco dos 16, e tive grande apoio dos demais secretários e do próprio ministro para que a política de combate à dengue seja de abrangência nacional”, ressaltou Caputo Neto.

SUS - Após o encontro nacional, o secretário Michele pôde conversar com o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, para relatar a situação preocupante do estado quanto ao estouro do teto do SUS, provocado por serviços que foram autorizados sem ter o correspondente financeiro. “Um acúmulo do governo passado que chega a um estouro em torno de R$ 6 milhões/mês”, disse. “É muito importante entrar em composição com o governo federal pra gente evitar desasistência, evitar prejuízos aos prestadores e para que não tenhamos que deixar de ofertar serviços a nossa população” relatou.

Foram solicitadas informações adicionais e a equipe técnica da SESA já está em contato com a equipe do Ministério para encaminhar as reivindicações do Estado. Além das reivindicações, o secretário da Saúde do Paraná apresentou projetos importantes como o Mãe Paranaense, de atenção materno-infantil, que deverá ser implantado no segundo semestre deste ano.

O programa paranaense vai ao encontro do programa federal da presidente Dilma, o “Cegonha”, também de atenção materno-infantil. “Há inclusive a possibilidade do programa federal começar por Curitiba, mas essa é uma questão que ainda iremos discutir com o prefeito da capital, Luciano Ducci”.

Nesta quinta-feira (20) o secretário Michele ainda participa de reuniões com a diretoria do Conass e à noite participa da solenidade comemorativa do Dia do Farmacêutico, onde haverá a entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico, homenagem a personalidades que contribuem para o fortalecimento da atividade farmacêutica. Entre os homenageados da noite está a servidora aposentada da SESA, Maria Aída Meda.
http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=61609&tit=Secretario-da-Saude-leva-reivindicacoes-do-Parana-a-ministro

Nenhum comentário:

Postar um comentário