Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Inconsistências em procedimentos do SUS leva a auditoria em Londrina

Datasus, TCU e TCE vão analisar documentos, prontuários e contratos em Londrina, Umuarama, Cianorte e Foz do Iguaçu

16/08/2010 | 19:05 | Jornal de Londrina

Inconsistências registradas pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) levaram o órgão, junto com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), a realizar uma auditoria na aplicação de recursos públicos em Saúde. No Paraná, quatro municípios terão os contratos auditados: Londrina, Cianorte, Umuarama e Foz do Iguaçu. Os trabalhos de levantamento de dados e informações teve início por Londrina, nesta segunda-feira (16), serão realizados até 17 de setembro. 
De acordo com a assessoria de imprensa do TC, os quatro municípios foram escolhidos por apresentarem inconsistências nos procedimentos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O órgão encontrou “desproporção entre o número excessivo de atendimentos em relação ao baixo número de funcionários informado na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) pelos estabelecimentos médicos conveniados”. Além disso, houve “discrepância entre tipo e número de procedimentos, que não conferem com os equipamentos médicos registrados no Ministério da Saúde pelos estabelecimentos”.
Os auditores, que foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde, Jair Gravena, durante a manhã, vão analisar desde prontuários de interamento até legalidade de contratos de convênios entre organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), organizações não-governamentais (Ongs) e fundações. O objetivo é verificar se, de fato, os atendimentos foram prestados, além do teor dos contratos em conformidade com a legislação.
A reportagem tentou contato com o secretário Jair Gravena para ele falar sobre a auditoria, mas o celular dele estava desligado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário