Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia

 
A moderna epidemiologia brasileira caracteriza-se pela dupla inserção na abordagem do processo saúde-doença. De um lado, como produtora de conhecimentos originais e, de outro, firmemente compromissada com o sistema de saúde, como subsidiária às atividades da prestação de serviços em saúde. Esta propriedade da disciplina, de desenvolvimento relativamente recente frente a história das ciências em saúde, está consolidada, podendo ser visualizada no impressionante crescimento na produção acadêmica e pela sua crescente utilização nos serviços de saúde.

As características de sua construção pelos epidemiólogos brasileiros permitem identificar, na medida de sua nucleação no campo da Saúde Coletiva, o claro compromisso com a transformação da situação de saúde da população brasileira. Nele se reconhece a participação de profissionais dos serviços de saúde e do contingente acadêmico, promovendo a interação entre a pesquisa, realizada tanto no meio universitário quanto nos serviços de saúde, e a prática cotidiana no atendimento à população.

Esta oitava versão do Congresso Brasileiro de Epidemiologia traz como tema central o debate sobre a Epidemiologia e seu papel na definição de políticas públicas, articulado que está ao conjunto das demais disciplinas do campo da Saúde Coletiva. Oferece, igualmente, a oportunidade para atualizar e rever as contribuições da disciplina para os distintos temas em saúde que interessam à da sociedade brasileira.
São Paulo e sua comunidade sentem-se privilegiados por acolher o Congresso de Epidemiologia, organizado e promovido pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO. Estamos certos de que os participantes encontrarão espaço para aprofundar seus interesses técnico-científicos, bem como sentir e desfrutar os prazeres dessa que é a Paulicéia Desvairada e observar, no dizer do compositor, a “deselegância discreta de suas meninas” e porque não de seus meninos também.
 link do congresso.

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia

A Comissão de Epidemiologia da ABRASCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário