Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

IGNORÂNCIA A CAUSA BÁSICA DA MALDADE - EFEITO NA SOCIEDADE E NOS DOENTES

Boa Tarde a todos amigos do Meglon,
Eu estava em falta com a Soninha, pois havia prometido reproduzir os textos relacionados com o SUS do seu blog: http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/ . Segue abaixo uma interpretação da Sônia sobre a ignorancia e falta de conhecimento sobre a visão das patologias infecto-contagiosas.
Acredito ser uma importante visão de quem dedicou sua vida aos atendimentos  dessas patologias e hoje é acometida pela Hepatite C.

IGNORÂNCIA A CAUSA BÁSICA DA MALDADE-EFEITO NA SOCIEDADE E NOS DOENTES


Hoje passei o dia inteiro, pensando, lendo e vendo de que maneira trabalhar a questão da ignorância, da falta de conhecimento da sociedade em relação a muitas coisas, que se continuarem a ser compreendidas com uma visão da Idade Média, ou até mesmo antes da mesma, continuaremos a sofrer, a sermos vítimas de absurdos, de preconceito e até de estigmas .Uma desta áreas onde a maldade pode ser ativada é na área da doenças transmissíveis.
Quando trabalhava no SUS em Programas ligado as Doenças infecto contagiosas, como AIDS, Hanseniase, Hepatites, sempre tínhamos a preocupação de desmistificar os conceitos estigmatizantes da doença, fruto da ignorância. produzido pela pouca informação cientifica sobre as causas e transmissões das mesmas, ainda apoiadas em origens falsas, dos tempos antigos.
Doenças infecto-contagiosas geram medo e afastamento por causa de falta de informação. Além do mais têm o poder de julgamento moral e conduta noa maneira da transmissão das doenças, sem sabermos  que muitas das doenças nem são taõ contagiosas(como a Hanseniase), nem todas são capazes de transmissão direta através de contato com objetos de uso pessoal ou via sexual direta(no caso a Hepatie C), mas não nos assustamos de que algumas doenças são altamente infectantes e nós nem sabemos, pois pessoas podem ser portadoras sadias na transmissão de algumas doenças como no caso das Meningites Meningocócicas.
O fato desta falta de conhecimento gera separatismo, e as pessoas com determinadas doenças, até se escondem(no caso a Hanseniase) ou vivem em grupos fechados-como nos casos das Hepatite C , B e AIDS.
Aliada a toda esta desinformação, hoje pessoas totalmente sem conhecimento, usam esta falta de conhecimento para assustar pessoas ou até atemoriza-las, como no caso do "Cafetão que ameaçou uma pessoa, dizendo que a Hepatite C poderia ser transmitida se fosse soprada algo na boca da mesma"( relato na Internet) e que gerou uma resposta do Grupo MEGlon, esclarecendo a população via internet.
Mas além disto, a sociedade manifesta-se inclusive de maneira diferente aos portadores de doenças infecciosas e não infecciosas em relação ao apoio, solidariedade, compaixão.
Quando uma pessoa tem Câncer todo mundo se solidariza...Se tem Alzeihmer todo muito lamenta bastante, não que esteja errado estas manifestações, mas não podemos ter comportamentos humanos solidários diferenciados.
Quando voce tem uma doença infecto-contagiosa, em especial agora falando da Hepati C, todo mundo já quer saber:e como voce pegou? O que esta pergunta na realidade pode estar embutindo dentro de si mesma?  Um pre´julgamento, já que a doença está sendo conhecida de maneira incorreta. mas mesmo que pessoas adquiram doenças, através de vias sexuais ou através de uso compartilhado de seringas,, quem somos nós para termos atitudes de desprezado ou supremacia em cima das mesmas.?
Doente, são doentes e merecem todo respeito , carinho e cuidados.
Ambulatórios de doenças infecto-contagiosas, infelizmente, são implantados nos finais dos corredores, e alí estão os coitados, os culpados, os irresponsáveis?
Afinal se muitas doenças acometem as pessoas, grande parte da responsabilidade corre por conta dos Sistemas de Saúde, sejam publico, conveniado ou particular que não investem de maneira mais pontual na informação...
Além do mais, quando as doenças novas, surgem e ameaçam a economia do pais , ou os exercitos do mundo, imediatamente medidas de controle, prevenção ,estudos, pesquisas, são desencadeadas, como pudemos  ver no inicio da AIDS que havia um medo de que a força de trabalho jovem pudesse morrer rapidamente e a economia  e os campos de batalha ficassem desprovidos  deste grupo...
A gripe suína, logo detectada, espalhando-se de maneira rápida através do avião, também assustou o mundo, pelo desconhecimento e sua alta mortalidade. e em tão pouco tempo, anti-virais foram descobertos e implantou-se um protocolo mundial.
Mas e as hepatites C? Encontram-se meio obstruídas, no meio das outras Hepatites,sem informações pontuais, sem garantia de  maior agilização do atendimento, sem uma atenção e olhar dos profissionais de Saúde nos atendimentos regulares de saúde na Atenção Básica de Saude..
Qual o motivo? Falta de conhecimento do impacto da  morbidade  entre os profissionais e  com certeza, ainda pouco  inserida como doença para investigação clinica  regular na Atenção Básica. e quando descoberta , já com danos hepáticos severos. Será que era porque não aparece em todos os grupos sociais?apenas nos  nos usuários de drogas, nos que já tinham AIDS?  Será que é proque muitos pacientes usam a clinica particular, e nem são notificados os casos? Devemos investigar esta fragilidade do program em todos os seus niveis:promoção, educação  notificação.
O maior entrave numa descoberta de casos de doenças transmissíveis é o temor e medo das pessoas em como a sociedade vai tratar os mesmos após o diagnóstico..E então não aparecem .Adoecem no anonimato.
Então hoje pensei que poderia escrever algo , com este sentimento não so pessoal mais de Sanitarista, embora aposentada....
Como ativista Bahá'i,. preocupada com o bem -estar de todos, e não apenas com uma parcela da população, em com o meu próprio , agora afetada pela doença há mais de 36 anos ,encontrei nos Escritos de Abd'ul-Bahá o seguinte  Texto:


  "A causa básica da maldade é a ignorância, razão pela qual temos de segurar firmemente as ferramentas da percepção e do conhecimento."

A ignorância em muitos campos tem gerado, racismo apartheid, mortes, guerras, desentendimento e violações.Na saúde com certeza, está causando mal-estar, discriminação, desatenção, separatismo, violando os direitos de viver e conviver de maneira igualitária.
E como Bahái, também quero expressar , meu sentimento, de que por falta de conhecimento do que é ser Bahái, também sofro discriminação e as vezes estranheza.
Precisamos realmente saber, tomar conhecimento correto sobre tudo, para afastarmos as nuvens do preconceito e da estranheza..

Sõnia-Londrina2010
http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário