Conhecendo a Hepatite C
Entre três e quatro milhões de brasileiros podem estar infectados com o vírus da hepatite C!
A hepatite C é causada por um vírus que ataca o fígado de forma lenta e silenciosa, inicialmente sem sintomas físicos para o portador. O vírus pode danificar o fígado da pessoa contaminada, ocasinando, a cirrose e o câncer do fígado. A evolução do dano no fígado é diferente para cada individuo podendo levar entre 30 a 40 anos, quando 1 de cada 4 infectados evolui para cirrose e câncer. O portador de Hepatite C que desconhece estar infectado aparentemente leva uma vida normal, pois a doença na maioria dos casos não apresenta sintomas, senão ao fadiga intensa. Sua vida deve ser uma vida normal e os riscos de contágio na vida social, familiar ou no trabalho são extremamente pequenos quando tomadas algumas precauções. Mas silenciosamente pode estar perdendo o seu fígado.
A maior fonte dde contaminação aconteceu no passado com as transfusões sanguíneas, possibilidade hoje muito reduzida pelos testes de sangue realizados nos hemocentros. Porém atendimentos de saúde, dentistas e estéticos devem sguir as normas de biossegurança.
O compartilhamento de seringa e agulhas de injeção por uso médico também é coisa do passado, já que hoje se emprega material descartável. Atualmente, os maiores fatores de risco de contaminações são o compartilhamento de utensílios empregados para uso de drogas injetáveis, que representa dois terços das novas infecções e acidentes perfuro cortantes, inclusive com instrumentos de manicure ou pedicure.
A prevenção é o melhor remédios!
A prevenção é importante, porém é muito importante detectar os milhões de infectados existentes e evitar que evoluam para danos irreversíveis na sua saúde.
É muito importante que você realize os exames específicos de todas hepatites virais antes que seja tarde, todas as pessoas acima de 30 anos devem realizar seus exames.
O teste de detectação, chamado ANTI-HCV é simples, barato, não é traumático(praticamente não dói). É coberto pelo seu plano de saúde e também são gratuitos e ofertados pelo SUS nos CTAs de sua cidade.
Na próxima consulta médica, converse com seu médico sobre as hepatites e peça seus exames.
Caso o resultado seja positivo, procure assistência médica especializada(hepatologistas ou gastroenterologistas) ou hospitais referência do SUS.
Se o resultado for positico para não acelerar a progressão da destruição do fígado você deve evitar totalmente a ingestão de bebidas alcoólicas e procurar receber as vacinas para previnir as hepatites A e B.
Como evitar o contágio com a Hepatite C?
Infectar-se com o vírus da hepatite C é muito difícil, pois ele somente é transmitido através do sangue contaminado penetrando em um ferimento de outra pessoa.
Já foi comprovado que a hepatite C não é transmissível de mãe para filho(gestantes), inclusive a mãe pode amamentar e também não é transmissível sexualmente, salvo casos de sexo violento onde pode ocorrer sangramentos de ambos ou em casos de um dos parceiros ter feridas ou uma DST facilitando o sangramento.
Um abraço, um beijo, são sempre bem vindos para quem está doente, não tenha medo de contaminar-se
Ainda não existe vacina contra a hepatite C.
A melhor vacina é a prevenção e os cuidados gerais.
Hepatite C: Chega de mortes!